A inteligência artificial DALL-E, da OpenAI, apresenta imagens impressionantes do bairro de Mission, em San Francisco, inspiradas em descrições e estilos artísticos variados.
Cores psicodélicas. Criaturas quiméricas de pássaros e cobras. Tamales vendidos em carrinhos à beira da estrada. Quando a inteligência artificial DALL-E foi solicitada a retratar o bairro de Mission, esses foram alguns dos motivos que surgiram de suas profundezas digitais.
A empresa de tecnologia OpenAI, criadora do DALL-E, está sediada no bairro de Mission, nas ruas Folsom e 18th. No último fim de semana, disponibilizou o acesso à sua IA ao público em geral, permitindo que todos experimentassem o modelo. Empresas que usam o serviço extensivamente são cobradas, mas jornalistas curiosos ou membros do público podem explorar gratuitamente.
Funciona assim: os usuários inserem um texto de descrição, por exemplo, 'A procissão do Dia dos Mortos no bairro de Mission, em San Francisco, no estilo de Vincent Van Gogh', e após alguns segundos de processamento, o DALL-E gera uma imagem correspondente à descrição. Nesse caso, o DALL-E cria suas imagens usando um processo um pouco como um corretor automático visual superpotente. Trabalhando de trás para frente a partir de um conjunto aleatório de pixels, ele tenta construir uma imagem que provavelmente corresponda ao seu texto. Ele pode entender como o texto e as imagens estão relacionados, porque consumiu um grande número de pares de imagens e legendas da internet.
A tecnologia não está isenta de dilemas éticos. Como é baseado em dados publicamente disponíveis, as imagens que produz podem replicar os vieses vistos no mundo mais amplo (por exemplo, suas imagens podem representar homens com mais frequência do que mulheres). A arte de IA também foi criticada por deslocar artistas humanos, como quando a arte gerada por IA ganhou o primeiro prêmio na Feira Estadual do Colorado.
No entanto, suas interpretações do bairro de Mission, seu território natal, são impressionantes. Sem mais delongas, aqui está um vislumbre de nosso bairro através dos olhos de uma inteligência artificial.