A computação quântica está se aproximando e ameaça quebrar a criptografia existente. Gestores de segurança de data centers precisam se preparar e buscar algoritmos de criptografia quântica. Descubra como a computação quântica vai mudar o mundo da segurança digital.
Os gestores de segurança de data centers têm sido avisados há anos que a computação quântica estava a caminho e que quebraria toda a criptografia existente. Agora, com a computação quântica prestes a se tornar realidade e as primeiras versões desses computadores de última geração já disponíveis ao público e aos governos, é hora de agir.
Felizmente, há medidas que os data centers podem adotar, incluindo a avaliação de novos algoritmos de criptografia quântica e conversando com fornecedores sobre seus planos de criptografia pós-quântica. A computação quântica é especialmente boa em realizar certos tipos de cálculos, como a fatoração de grandes números, que é um dos pilares da criptografia na internet. Uma vez que a fatoração se torne fácil, a maioria das criptografias atuais se tornará instantaneamente obsoleta.
Existem várias empresas produzindo computadores quânticos atualmente, incluindo IBM, Google, Fujitsu, HPE, IonQ, Rigetti, Xanadu e D-Wave, entre outras. Ainda não sentimos os benefícios práticos no mundo real, mas já estão sendo desenvolvidos algoritmos de criptografia seguros para a era quântica. Portanto, antes que os computadores quânticos possam ameaçar nossos dados, já teremos maneiras de protegê-los. Os gestores de data centers devem estar atentos e preocupados com a evolução da computação quântica e suas implicações na segurança dos dados.