A África do Sul pretende aprimorar o ensino de robótica e codificação nas escolas públicas por meio da criação de um Instituto de Inteligência Artificial, em parceria com instituições de ensino superior e o departamento de comunicações e tecnologias digitais.
A África do Sul está dando um passo significativo rumo à inovação e à tecnologia de ponta. O ministro das Comunicações, Khumbudzo Ntshavheni, anunciou a criação de um Instituto de Inteligência Artificial (IA) para aprimorar o ensino de robótica e codificação nas escolas públicas do país.
Esta iniciativa está sendo realizada em parceria com instituições de ensino superior, como a Escola de Negócios de Joanesburgo da Universidade de Joanesburgo e a Universidade de Tecnologia de Tshwane, juntamente com o departamento de comunicações e tecnologias digitais. O objetivo é investir significativamente na educação e formação de jovens, fornecendo acesso a habilidades e conhecimentos modernos em IA e robótica.
Atualmente, mais de mil escolas já estão envolvidas no projeto, com alunos projetando e produzindo robôs tanto para jogos quanto para realizar tarefas consideradas tediosas para os humanos. O governo também está fornecendo endereços de e-mail para todos os alunos das escolas públicas e seus pais, como parte dos requisitos básicos de e-learning. Este é apenas o começo de uma revolução no ensino e na economia, e a África do Sul está liderando o caminho!