A indústria de comunicações militares está explorando aprendizado de máquina e sistemas de navegação alternativos para superar a vulnerabilidade do GPS à interferência e bloqueio. A inovação e as novas capacidades estão surgindo rapidamente nesta área.
O GPS é extremamente importante para a navegação de ativos de alto valor pelos EUA e seus aliados militares. No entanto, essa tecnologia é bastante vulnerável a bloqueios e outras interferências. Profissionais do setor de comunicações militares estão buscando soluções, incluindo aprendizado de máquina (AM) e sistemas de navegação alternativos menos suscetíveis a interrupções.
Durante o conflito na Ucrânia, ficou evidente o tamanho do problema quando uma grande potência militar utiliza suas capacidades de bloqueio no acesso ao GPS em uma ampla área. Por conta dessa vulnerabilidade, muitos na indústria estão considerando o aprendizado de máquina como uma maneira de mitigar o problema, além de examinar alternativas ao GPS.
Sean O’Hara, diretor de inteligência e autonomia de máquinas e membro da empresa de pesquisa de defesa SRC, afirma que entender a situação tática e agir de acordo é um dos principais desafios ao operar em ambientes sem GPS. Ele também destaca que a inteligência de máquina (IM) desempenha um papel crítico no enfrentamento desse desafio, e a inovação nessa área está aumentando rapidamente, com novas capacidades surgindo às vezes em apenas alguns meses.
O aprendizado de máquina e a busca por sistemas de navegação alternativos podem revolucionar a forma como as forças militares lidam com ambientes desafiadores e negação de acesso ao GPS, garantindo uma navegação mais segura e eficiente para nossos ativos militares.