Um novo relatório aponta que 321.900 empregos na Califórnia estão em 'alto risco' de serem substituídos pela inteligência artificial (IA), com outros 1,2 milhão de empregos em 'risco médio'. Saiba quais são as profissões mais ameaçadas e como isso pode impactar a economia.
A inteligência artificial (IA) está avançando rapidamente e, conforme sua eficiência aumenta, muitos especialistas alertam que centenas de milhares de trabalhadores americanos podem ficar desempregados. Um relatório recente do Net Voucher Codes mostra quais empregos estão em maior risco de serem substituídos pela IA, e a perspectiva não é nada positiva para os trabalhadores da Califórnia.
O estudo revela que 321.900 empregos no estado estão em 'alto risco' de serem substituídos pela IA, e mais 1,2 milhão de empregos estão em 'risco médio'. No total, mais de dois milhões de empregos na Califórnia são considerados 'alto risco' para serem substituídos por automação, enquanto quase quatro milhões são classificados como 'risco médio'.
As profissões mais ameaçadas pela IA incluem caixas, representantes de atendimento ao cliente e contabilistas. O relatório também lista as 10 carreiras em maior risco de serem substituídas por IA, como técnicos de suporte de TI, assistentes de RH e assessores de sinistros. Além disso, trabalhadores de outros estados, como Texas, Nova York e Flórida, também estão em 'alto risco' de serem substituídos pela IA.
No total, estima-se que 19,5 milhões de empregos nos Estados Unidos estejam em 'alto risco' de serem deslocados pela IA, enquanto cerca de 15,7 milhões de setores de emprego provavelmente utilizarão a IA para aumentar a produtividade no trabalho. Com o avanço da IA, é fundamental estarmos preparados para enfrentar esses desafios e garantir um futuro mais promissor para todos.