A IA está se mostrando útil para resolver os desafios da exploração espacial, desde a decolagem e aterrissagem de espaçonaves até a exploração de planetas distantes. Confira alguns casos de uso mais interessantes e emocionantes.
A exploração do espaço é uma das operações científicas e técnicas mais complexas e perigosas já realizadas pela humanidade. Por isso, astronautas, cientistas e outros profissionais que trabalham na exploração do espaço estão cada vez mais recorrendo à Inteligência Artificial (IA) para enfrentar os desafios cotidianos e extraordinários que enfrentam.
Desde dirigir foguetes no espaço até estudar a superfície de planetas distantes, medir o tamanho do universo e calcular trajetórias de corpos celestes, aqui estão alguns dos casos de uso mais interessantes e emocionantes para IA no espaço.
A IA é usada durante o lançamento e a aterrissagem de espaçonaves para automatizar operações do motor e gerenciar funções como o desdobramento do trem de pouso. Isso ajuda a otimizar o uso de combustível. A SpaceX usa um sistema de piloto automático de IA para permitir que sua nave Falcon 9 realize operações autônomas, como o acoplamento com a Estação Espacial Internacional (ISS), onde é contratada para fazer entregas de carga para a NASA. O sistema calcula a trajetória do foguete no espaço, levando em consideração o uso de combustível, interferência atmosférica e o