Uma equipe de pesquisadores liderada por Daniel Jafferis, da Universidade de Harvard, realizou um experimento pioneiro em computação quântica para compreender a dinâmica dos buracos de minhoca, fornecendo uma visão aprofundada da relação entre a gravidade e a mecânica quântica.
A compreensão completa das forças fundamentais que atuam em nosso mundo tem sido um desafio. Um novo experimento liderado por Daniel Jafferis, do Departamento de Física de Harvard, em colaboração com colegas do Caltech, representa um avanço em nossa percepção da relação entre a gravidade, que molda o universo, e a mecânica quântica, a estrutura teórica que rege o movimento e a interação das partículas subatômicas.
Há mais de 100 anos, a descrição comum da gravidade tem origem na teoria da relatividade geral de Albert Einstein, que relaciona a gravidade à curvatura do espaço-tempo. Nos últimos 25 anos, os cientistas descobriram uma conexão íntima entre a gravidade e a mecânica quântica. Entre essas conexões estão os buracos de minhoca, também conhecidos como pontes ou túneis espaciais, que Einstein descreveu em 1935 como passagens através do espaço-tempo que poderiam conectar dois buracos negros.
A equipe de Jafferis conduziu pela primeira vez um experimento baseado na atual computação quântica para entender a dinâmica dos buracos de minhoca. 'É uma simulação quântica de um buraco de minhoca extraordinariamente pequeno', disse Jafferis. 'Antes disso, não estava claro se com os dispositivos que temos agora seria possível fazer isso'. A pesquisa foi publicada na revista Nature.