Um recente estudo do MIT Sloan Management Review e do Boston Consulting Group revelou que a inteligência artificial (IA) e a cultura empresarial se reforçam mutuamente, impulsionando a inovação e o crescimento. A IA está ajudando as empresas a aprimorar suas métricas de desempenho, tornando-se mais competitivas e melhorando a eficiência e qualidade de suas decisões.
Você já se perguntou se as empresas com visão de futuro são mais propensas a utilizar a inteligência artificial (IA) de forma eficiente, ou se o uso da IA leva a uma mentalidade mais avançada? Pois bem, parece que funciona nos dois sentidos. O estudo recente do MIT Sloan Management Review e do Boston Consulting Group com 2.197 executivos e gerentes mostra que a IA e a cultura empresarial estão se reforçando mutuamente, impulsionando a inovação e o crescimento.
O estudo revelou que muitos executivos estão utilizando a IA para desenvolver ou refinar suposições estratégicas e melhorar a forma como medem o desempenho. Isso levou 64% deles a ajustar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) que orientam suas tomadas de decisão. Além disso, os executivos que viram benefícios financeiros significativos de suas iniciativas de IA têm 10 vezes mais chances de mudar a forma como medem o sucesso do que aqueles que não viram tais benefícios.
A IA também pode melhorar a efetividade organizacional e fortalecer as equipes e culturas empresariais. Com a IA bem implementada, as equipes podem executar tarefas com mais orgulho e confiança, colaborando de forma mais eficaz. Esses benefícios culturais podem penetrar na base das operações de negócios, melhorando as suposições que direcionam os comportamentos organizacionais e garantindo a busca por objetivos mais inteligentes. Entre os respondentes da pesquisa que viram melhorias na eficiência e na tomada de decisão com a implementação da IA, mais de 75% também observaram melhorias no moral da equipe, na colaboração e no aprendizado coletivo.
O desafio para a disseminação da IA em uma base mais ampla é a confiança, tanto nos dados que alimentam os sistemas quanto na capacidade da IA de fornecer resultados precisos e úteis. No entanto, à medida que mais empresas começarem a experimentar os benefícios culturais e de produtividade proporcionados pela IA, é provável que seu uso se torne cada vez mais generalizado e valorizado.