O ciclo de vida básico do aprendizado de máquina é um processo simples que leva um modelo complexo de aprendizado de máquina do conceito à implantação. Conheça as etapas envolvidas e como elas estão moldando o futuro da tecnologia.
O aprendizado de máquina pode parecer um programa misterioso de inteligência artificial (IA), mas criar um é fundamentalmente um processo de usar dados para treinar um algoritmo a fim de fazer previsões. O ciclo de vida básico do aprendizado de máquina geralmente inclui algumas etapas básicas: planejamento, treinamento e implantação. Essas etapas podem ser divididas em seis passos mais específicos. Uma vez que os desenvolvedores chegam à última etapa, eles voltam ao início para começar o ciclo novamente e ver como podem melhorar o modelo, mesmo após a implantação.
O primeiro passo no ciclo de vida básico do aprendizado de máquina é estabelecer os objetivos do modelo. Desenvolver um modelo de aprendizado de máquina pode ser um processo longo e trabalhoso, por isso é importante ter um objetivo claro desde o início. Os desenvolvedores devem estabelecer claramente o que esperam que o modelo faça quando estiver concluído. Uma parte fundamental desta etapa é criar uma métrica de sucesso concreta e mensurável para o modelo.
A próxima etapa no ciclo de vida do aprendizado de máquina é coletar e preparar os dados que serão usados para treinar o modelo. Dependendo do tipo de modelo de aprendizado de máquina, os desenvolvedores irão selecionar conjuntos de dados para treinamento e teste do modelo. Em seguida, uma parte importante desta etapa é anotar e 'organizar' os dados. Ao anotar os dados e analisá-los quanto à consistência e precisão, os desenvolvedores podem minimizar a probabilidade de o modelo aprender vieses, o que poderia causar mau funcionamento após a implantação.
A construção real é a parte mais intensiva em código do ciclo de vida do aprendizado de máquina. Esta etapa será conduzida principalmente pelos programadores da equipe de desenvolvimento, que projetarão e montarão o algoritmo em si. Treinar um algoritmo de aprendizado de máquina pode levar algum tempo, mas geralmente envolve executar conjuntos de dados através do algoritmo várias vezes. A cada rodada, o algoritmo melhora na identificação dos padrões nos dados e aprende com eles. Os desenvolvedores devem ficar atentos durante o processo de treinamento, pois é importante identificar possíveis vieses nos dados de treinamento o mais cedo possível.