A Inteligência Artificial (IA) tem transformado quase todas as facetas da criação de conteúdo. Além de redefinir como a indexação e recuperação de conteúdo em vídeo ocorrem, a IA possibilitou a personalização, aprimorou a experiência dos espectadores e estudou o comportamento do consumidor. Neste post, vamos explorar as diversas maneiras como a IA tem sido usada na OTT e no streaming.
A IA revolucionou quase todas as facetas da criação de conteúdo. Além de redefinir como a indexação e recuperação de conteúdo em vídeo ocorrem, a IA possibilitou a personalização, aprimorou a experiência dos espectadores e estudou o comportamento do consumidor. Em um mercado altamente competitivo, a IA tem alavancado a hiper-personalização de toda a experiência OTT e de streaming.
De acordo com a Allied Market Research, o mercado OTT atingirá US$ 1,039 trilhão até 2027. Deloitte, em um relatório, previu que os usuários de assinaturas da OTT na Índia expandirão a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 17% para atingir 224 milhões até 2026, em relação aos atuais 102 milhões. Mesmo após um ano da reabertura dos cinemas pós-pandemia, o cosmos OTT indiano cresceu 20% desde 2021 e os seis principais centros urbanos indianos contribuem com 33% das assinaturas pagas totais na Índia.
A IA é um termo guarda-chuva para aprendizado de máquina e deep learning, que essencialmente é modelado no cérebro humano. Isso também significa que a IA entende preferências, recomendações e popularidade, reconhecendo questões de segurança e privacidade e conteúdos que precisam de moderação. Os algoritmos são capazes de muitos processos complexos e os líderes do setor em plataformas OTT e de streaming ao vivo aproveitaram essa tecnologia por suas capacidades baseadas em soluções.
Um dos benefícios da IA é a melhoria da experiência do cliente. É subestimado que as pessoas prosperem com conteúdo bom e relacionável. No primeiro semestre do ano passado, a Netflix perdeu quase um milhão de assinantes por vários motivos, a falta de conteúdo relacionável foi uma das principais razões. No entanto, no segundo semestre de 2022, a Netflix conquistou cerca de 223 milhões de assinantes pagos com as táticas simples de análise de dados - eles criaram conteúdo personalizado para atender ao gosto dos usuários em todo o mundo.
A IA também teve uma presença significativa na indústria de edição de vídeo, com ferramentas que ajudam os criadores de conteúdo. Agora, o algoritmo pode analisar imagens de vídeo, fazer edições e ajustes usando diferentes recursos de aprimoramento de vídeo para criar um produto final incrível.
Além disso, a IA pode tornar o mundo digital mais seguro. No passado, a transmissão ao vivo dependia de auditorias manuais de moderação de conteúdo. No entanto, quando um fluxo era sinalizado, o conteúdo disputado pela comunidade já havia sido compartilhado em várias plataformas de mídia social, comprometendo a imagem da marca. A IA, no entanto, pode oferecer moderação estrita de conteúdo, analisando e desqualificando automaticamente o conteúdo prejudicial, agilizando a velocidade e a eficácia do processo de moderação de conteúdo. O YouTube usa uma combinação de IA e moderadores humanos para remover conteúdo que viola suas políticas, como discurso de ódio, conteúdo violento e desinformação.
A tecnologia de transcrição de fala para texto alimentada por IA transcreve automaticamente transmissões ao vivo em tempo real. Agora, é um padrão do setor oferecer CC fechados em diferentes idiomas e formatos. As ferramentas de IA são hábeis em reconhecimento de fala e a transcrição de alta qualidade acelera o processo de legendagem que anteriormente dependia da intervenção humana.