A computação quântica está atraindo investimentos em todo o mundo e tem o potencial de revolucionar indústrias como saúde, negócios e finanças. Com velocidades de processamento muito mais rápidas do que os supercomputadores, a computação quântica nos permitirá entender o mundo de maneiras nunca antes possíveis.
Avanços na computação quântica têm causado alvoroço em várias indústrias nos últimos anos. Com mais investimentos públicos e privados sendo garantidos na Europa, Estados Unidos e Ásia (principalmente China), há a esperança de que o desenvolvimento da tecnologia quântica revolucione a forma como setores como saúde, negócios e finanças usam a computação para processar dados e resolver problemas.
A computação quântica usa a tecnologia quântica para oferecer uma velocidade de processamento muito mais rápida e eficiente do que os supercomputadores. Enquanto os supercomputadores não têm capacidade para lidar com certos problemas, a computação quântica é projetada para lidar com um alto nível de complexidade.
Ilana Wisby, fundadora e CEO da Oxford Quantum Circuits, explicou à Oxford Science Enterprises: 'A computação quântica não é apenas uma mudança na computação – é uma mudança completa de paradigma, como passar de uma vela para uma lâmpada. Está funcionando com princípios completamente novos da física, oferecendo uma maneira inédita de interagir e manipular informações.'
No Reino Unido, especialistas em tecnologia quântica do Imperial College London se encontraram recentemente com membros do Parlamento e parceiros da indústria para discutir novos desenvolvimentos quânticos e como o governo do Reino Unido pode apoiá-los. Uma nova Estratégia Quântica do Governo para o outono é esperada ainda este ano, que irá delinear políticas de financiamento e recrutamento para a indústria quântica do Reino Unido.
A computação quântica não só tem o potencial de ser mais eficiente em termos energéticos, mas também nos oferece a chance de entender o mundo e seus processos de maneiras que não eram possíveis antes.
'Podemos ver isso com o caso das soluções de fertilizantes sintéticos que sustentam o rápido crescimento das populações humanas. Eles são caros, exigindo altas temperaturas e pressões, e atualmente consomem 2% do uso de energia mundial. Esse processo é feito naturalmente dentro das folhas à temperatura ambiente, com 100% de eficiência, mas não temos ideia de como isso acontece. O que a computação quântica pode fazer é modelar esse sistema, permitindo-nos entender melhor o processo, reproduzi-lo e, assim, causar um impacto positivo no mundo', acrescentou Wisby.
A tecnologia quântica oferecerá à várias indústrias a chance de se tornarem mais sustentáveis.
A IBM espera que a computação quântica transforme o setor de saúde a partir de 2030. Ao acelerar diagnósticos, personalizar medicamentos e reduzir custos, os algoritmos usados pela tecnologia quântica podem ser usados para acelerar a busca por eficiência nos serviços médicos em todo o mundo. A inteligência artificial (IA) e os testes in silico já demonstraram o impacto positivo que a tecnologia pode ter na saúde.
Por exemplo, a IA tem sido usada para modernizar o processo de desenvolvimento de medicamentos, coletando e processando informações de ensaios clínicos de forma rápida e eficiente. A Atomwise já demonstrou os efeitos transformadores disso ao descobrir dois medicamentos que poderiam ser reformulados para serem eficazes contra o vírus Ebola em um único dia, em vez de meses, como era esperado.
A computação quântica poderia acelerar ainda mais o processo de descoberta de medicamentos. À medida que a tecnologia quântica se desenvolve, a possibilidade de um 'design de medicamentos supersônico' aumenta. Ao investigar tipos de moléculas e analisar estruturas de medicamentos mais rápido do que nunca, a computação quântica tem o potencial de encontrar novos antídotos para doenças que ainda não vencemos – como Alzheimer, Parkinson e vários tipos de câncer.